Válvula reguladora de pressão proporcional VPPM

Válvula reguladora de pressão proporcional VPPM

Parâmetros corretos a qualquer momento – basta apertar um botão para selecionar uma das 3 opções de ajuste

Benefícios:

  • Versão inline ou com flange, controlada por corrente, controlada pela tensão, comunicação Fieldbus/Ethernet via terminal CPX
  • Fácil operação: 3 opções de ajuste oferecem adaptação ideal a diferentes volumes – sem programação
  • Regulador em cascata: melhor resposta dinâmica, máxima precisão e ótimas características de sinais pequenos
  • Duplo circuito de regulagem interno: sensores integrados para resultados e características de controle otimizados
  • Confiabilidade do processo: pressão constante mesmo quando há alteração de temperatura graças ao compensador de temperatura
  • Sistema modular: a válvula ideal para cada aplicação

 

Terminologia relacionada à válvula reguladora de pressão proporcional
Sensibilidade de resposta Sensibilidade de resposta A sensibilidade de resposta do dispositivo determina com que sensibilidade uma pressão pode ser alterada ou, em outras palavras, ajustada. Chama-se de sensibilidade de resposta o menor diferencial no valor de setpoint  que é capaz de alterar a pressão de saída.
Neste caso, é de 0,01 bar.
Ajuste da faixa de pressão
 Ajuste da faixa de pressão
Quando entregue, 100% do valor de setpoint equivale a 100% do sinal de saída do fluido. O ajuste da faixa de pressão permite combinar a grandeza da saída do fluido ao valor de setpoint. 
Histerese
 Histerese
Dentro de uma determinada tolerância há sempre uma relação linear entre o valor de setpoint digitado e a saída de pressão. No entanto, existe uma diferença se o valor de setpoint está aumentando ou diminuindo. A diferença entre os desvios máximos é chamada de histerese.
Erro de linearidade
 Erro de linearidade
A tendência linear perfeita da característica de controle da pressão de saída é teórica. O desvio percentual máximo dessa característica teórica de controle é denominado de erro de linearidade. Seu valor é expresso como uma percentagem da máxima pressão de saída (full scale).
Supressão do ponto zero
 Supressão do ponto zero
Em aplicações reais, é possível haver uma tensão residual ou uma corrente residual na entrada de setpoint da VPPM criada pelo gerador de setpoint. O supressor de ponto zero é utilizado para que a válvula seja despressurizada com confiabilidade no zero do setpoint.
Repetibilidade
(reprodutibilidade)
 Repetibilidade
A repetibilidade é a margem dentro da qual a grandeza de saída do fluido é dispersa quando o mesmo sinal de entrada elétrico vindo da mesma direção é ajustado repetidamente. A repetibilidade é expressa como uma percentagem do máximo sinal de saída do fluido.