Marcas UL

Marca UL

Nos Estados Unidos da América, todos os dispositivos ou sistemas com controle elétrico devem ser aprovados. A conformidade com os regulamentos de segurança nacionais é demonstrada através de uma marca de conformidade emitida por um laboratório de testes competente e qualificado.

O laboratório de testes mais reconhecido é o UL (Underwriters Laboratories). UL conduz testes de acordo com as normas UL que têm as normais nacionais como um componente essencial.

 

Normas UL para a certificação de produtos Festo:

  • Perigos elétricos e mecânicos relacionados a produtos elétricos 
  • Materiais do corpo e materiais isolantes relacionaos aos testes de proteção contra incêndio 
  • Válvulas: teste de pressão de rebentamento com uma pressão 5x maior que a nominal
  • Inspeção das instalações de produção pela UL

A lista de produtos UL mostra a você quais produtos Festo possuem aprovação UL, indicando um link para a respectiva certificação UL em cada caso.

Abaixo você encontra mais informações sobre as diversas marcas UL que aparecem nos produtos Festo.

A marca UL é exigida por lei?

Não há uma lei que torne a certificação UL obrigatória.
Nos EUA, todos os dispositivos ou sistemas com controle elétrico devem ser aprovados. A base legal é composta por regulamentos como os da Lei de Segurança e Saúde Ocupacional Occupational (OSHA artigo 29 CFR 1910.xxx; CFR: Código de Regulamentos Federais) e o Código Elétrico Nacional (NEC). No Canadá, os respectivos regulamentos são a Leit de Saúde e Segurança Ocupacional (OHSA) e o Código Elétrico Canadense (CEC).

Devido às estruturas federais dos EUA e do Canadá, diferentes edições da NEC ou CEC são válidas em difentes estados ou províncias, com a adição de complementos. Uma das razãoes para que isso aconteça são as diferenças nas condições climáticas em cada estado.

É possível verificar a conformidade com as exigências nacionais de segurança por meio de "listas" ou "marcas". Uma marca ou um símbolo, como p.ex. a "marca UL" é emitido por uma Organização de Certificação (CO) qualificada, a qual confirma que testes apropriados foram executados e que a peça do equipamento ou sistema satisfaz os regulamentos de segurança relevantes ou está adequada para determinado propósito. O fabricante pode então utilizar essa marca ou esse símbolo. Nos EUA, as COs qualificadas são laboratórios de teste reconhecidos pela OSHA, denominados de laboratórios de teste reconhecidos nacionalmente (NRTLs). No Canadá, “Órgãos Certificados” (CBs) são nominados pelo Conselho de Normas do Canadá (SCC).

Um desses laboratórios NRTLs, provavelmente o mais conhecido, é o UL. UL é a abreviação de “Underwriters Laboratories”, ou seja, é o laboratório de testes das empresas seguradoras. UL conduz testes de acordo com as normas UL, que têm por base as normas nacionais. O objetivo final desses testes é minimizar os riscos resultantes dos equipamentos e os perigos a eles associados (choque elétrico, fogo e dano mecânico) a que estão sujeitas as companhias de seguro. Os danos concedidos pelas cortes americanas podem facilmente atingir níveis suficientemente altos para ameaçar a subsistência de fabricantes, vendedores e usuários (companhias).

Quem é responsável pela marca UL?

As medidas necessárias para satisfazer as exigências nacionais de segurança variam dependendo da aplicação em questão. Os equipamentos e sistemas elétricos são inspecionados no local. A responsabilidade pela execução dessas inspeções é da autoridade competente (AHJ). A marca UL simplifica o processo de inspeção para a autoridade competente local, ajudando a evitar atrasos durante o comissionamento do sistema e os altos custos decorrentes de qualquer modificação nas instalações que possa ser necessária.

Os produtos Festo são certificados de acordo com quais normas UL?

Os produtos elétricos são testados para todos os tipos de perigos elétricos e mecânicos. No caso de testes de proteção contra incêndio, as avaliações também incluem os materiais do corpo e os materiais isolantes. No caso das válvulas, também é fetio o teste da pressão de rebentamento com uma pressão cinco vezes maior que a pressão operacional nominal. A UL conduz inspeções nas instalações de produção em intervalos regulares, garantindo assim que o produto mantenha a forma na qual tenha sido originalmente testado.

Os cabos de conexão precisam ter certificação UL?

Devido ao uso a que são destinados, vários dispositivos Festo são certificados como dispositivos para “circuitos classe 2”. “Circuitos classe 2” são circuitos com energia limitada, com uma tensão máxima de 30V CA ou de 42V CC, uma corrente máxima de 5A e uma potência nominal máxima de 100 VA. De acordo com a definição UL, não há perigo nem de choque elétrico nem de incêndio nesses casos. Portanto, os conectores e cabos não precisam possuir a certificação UL. Quando os dispositivos não forem classificados como “circuitos classe 2”, os cabos precisam possuir certificação.

O que significa as marcas UL nos produtos Festo?

A UL está autorizada a executar a certificação de acordo com os regulamentos de segurança tanto dos Estados Unidos da América (NEC) quando do Canadá (CEC). Isso é indicado por uma marca UL específica. As marcas C-UL-US ou C-UR-US substituem a certificação CSA para o Canadá.

Certificação UL

Lista de produtos com certificação UL

para produtos Festo