Grau de proteção IP

O grau de proteção indica a compatibilidade de equipamentos elétricos em diferentes condições ambientais e a proteção oferecida às pessoas contra riscos potenciais derivados do uso de tais equipamentos. 

Número Breve descrição Definição
0 Não protegido -
1 Protegido contra gotas que caiam na vertical Gotas que caiam na vertical não causam danos.
2 Protegido contra gotas que caiam na vertical com corpo inclinado a até 15° Gotas que caiam na vertical não causam danos se o corpo estiver inclinado a até 15° em relação a qualquer plano vertical.
3 Protegido contra borrifo de água Água borrifada em um ângulo de até 60° em qualquer das faces verticais não causa danos.
4 Protegido contra jorro de água Água jorrada de qualquer direção contra o corpo do equipamento não causa danos.
5 Protegido contra jatos de água Água projetada em jatos de qualquer direção contra o corpo do equipamento não causa danos.
6 Protegido contra jatos potentes de água Água projetada em jatos potentes de qualquer direção contra o corpo do equipamento não causa danos.
7 Protegido contra imersão temporária em água A água não penetra em quantidades que causem danos quando o corpo do equipamento é imerso temporariamente em água em condições padronizadas de pressão e tempo.
8 Protegido contra a imersão contínua em água A água não penetra em quantidades que causem danos quando o corpo do equipamento é imerso continuamente em água em condições acordadas entre o fabricante e o usuário. Essas condições, no entanto, devem ser mais severas do que as do grau de proteção IP dígito 7.
9K Protegido contra água proveniente de jatos de vapor e alta pressão utilizados em limpeza Água dirigida ao corpo do equipamento de qualquer ângulo sob alta pressão não causa danos.