FAQ - Eficiência energética

Eficiência energética

Eficiência energética

Qual atuador pneumático apresenta o menor vazamento?

Sistemas baseados em membranas, como o músculo pneumático MAS, cilindro tipo fole EB e o  atuador com membrana EV podem ser descritos como sendo "totalmente" estanques, devido à natureza do sistema. Nesses produtos não há pontos dinâmicos de vedação (hastes/anéis de vedação bilabiais).

Up

Como fazer com que faixas de pressão com alterações constantes tenham eficiência energética?

Frequentemente a pressão exigida pelo sistema é ajustada no último elemento da cadeia de comando. Antes disso, todo o sistema é alimentado com a máxima pressão esperada. Isso significa que o alto nível de pressão é controlado em vários pontos para que atinja níveis menores. Nesses pontos, você poderia dizer que a energia está sendo 'destruída'. Se os diferentes níveis de pressão já forem controlados no terminal de válvulas, as perdas até o consumidor são menores. Se as válvulas reguladores de pressão proporcional VPPM forem utilizadas como controladores de zonas de pressão em um terminal de válvulas MPA, os níveis de pressão podem ser ajustados de forma ideal, prática e quase constante, através do barramento.

Up

Qual potencial de economia de energia nosso novo duplo controlador para servomotor CMMD-AS oferece?

Frequentemente, as tarefas de manipulação são solucionadas com sistemas de cinemática XY ou XZ. Para essas soluções com 2 eios, existe agora o novo duplo controlador para servomotor CMMD-AS que aciona 2 eixos de forma independente.

Sobretudo a função que aplica a energia de frenagem de um eixo para acelerar o outro revela a coerência do design do componente em relação ao uso otimizado da energia elétrica pelo controlador.

Up

Como posso bloquear conjuntos modulares para vácuo conectados em paralelo quando um ou mais pontos de sucção não são mais necessários?

Se um ou vários pontos de sucção de uma seção da linha de vácuo não estiverem 'ocupados', o vácuo é desperdiçado. Se em cada ponto de sucção houver uma válvula de segurança e eficiência para vácuo ISV, esse componente não bloqueia o ponto de sucção utilizado.

Up

O que deve ser considerado durante o projeto dos circuitos pneumáticos para se obter o uso ideal do ar comprimido?

O correto dimensionamento no que diz respeito à força de acionamento necessária, o respectivo tamanho nominal dos tubos e das conexões e o tamanho correto da válvula.

As diversas ferramentas de engenharia da Festo também podem auxiliar você.

Up

Como faço para gerar uma pressão operacional maior apenas em alguns consumidores?

Que opções existem, se apenas determinados consumidores exigem uma pressão maior do que a pressão disponível no restante do sistema?

Para que não seja necessário alimentar toda a rede de ar comprimido com uma pressão maior, sugerimos o uso de um multiplicador de pressão DPA. Com esse multiplicador de pressão a pressão maior é direcionada ao local certo.

Up

Como é possível amortecer consideravelmente um atuador pneumático?

As vibrações podem ser reduzidas por meio de construções mais rígidas. Isso significa, frequentemente, que é necessário utilizar mais material ou material de melhor qualidade. Como é possível "amortecer" um atuador pneumático sem precisar investir em componentes mecânicos/estruturas/amortecedores complexos? 

Assim como um servomotor controlado, um cilindro pode ser conduzido suavemente até suas posições finais pelo Soft Stop SPC11 pneumático sem que haja necessidade de elementos mecânicos adicionais.

Up

Como utilizar o conjunto modular para vácuo de forma mais eficiente?

O truque é manter o volume a ser evacuado tão baixo quanto possível. Especificamente nas garras tipo fole, isso não é necessariamente o caso. O inserto OASI, poroso possui também uma função de suporte para peças de trabalho muito finas (p.ex. folhas de alumínio).

Inserto para ventosas OASI

Up

Como racionalizar a eficiência energética de um sistema de manipulação clássico com pórtico 2D?

Além do uso de atuadores controlados, o maior potencial de economia de energia está no peso. Sobretudo nos sistemas de manipulação, o peso a ser movido por um eixo Y ou Z é o parâmetro decisivo para o dimensionamento dos atuadores. O peso que não é movimentado nunca precisa ser acelerado ou freado.

Com o novo sistema de cinemática com pórtico em H, as massas movimentadas na direção Y do movimento podem ser reduzidas drasticamente em comparação com o sistema de manipulação convencional X/Y. Como o motor Y não precisa ser movimentado, a energia de acionamento necessária já é reduzida.

Up

Os atuadores sem haste possuem eficiência energética?

Tudo que precisa ser vedado representa uma fonte potencial de vazamentos. No caso de um cilindro sem haste, o ponto crítico de vazamento é a camisa com ranhuras e cinta de vedação. Na série DGC, a Festo conseguiu reduzir sensivelmente o risco de vazamentos. Em relação ao modelo anterior, a cinta de vedação não está apenas posicionada em torno da camisa do cilindro, mas sim fixada com segurança no local por clipes, o que garante uma vedação mais eficiente.

Up

Como posso reduzir os custos do ar comprimido na faixa de vácuo?

Frequentemente, o consumo de ar comprimido necessário para gerar o vácuo é muito alto quando é preciso executar funções de fixação usando conjuntos modulares para vácuo. Esse consumo de ar pode ser facilmente reduzido acionando o vácuo apenas quando necessário.

Simultaneamente, o nível de vácuo gerado para 'prender' uma peça de trabalho é medido constantemente com a geradora de vácuo OVEM. Se for suficiente, a geração de vácuo é interrompida. Dessa forma, os custos de ar comprimido são reduzidos ao mínimo necessário.  

Up

O que faz a redução de corrente integrada, além de reduzir a exigência da corrente de uma bobina solenoide?
  • Circuito de roda livre integrado para rápida desconexão (tensão de roda livre =Vp+25V)
  • Proteção contra curto-circuito ajuda a proteger os componentes eletrônicos
  • Identificação da tensão e corrente negativa garante a confiabilidade operacional
  • Monitoramento dos movimentos do âncar da bobina garatem a confiabilidade operacional  

Up

Qual o consumo de ar de um sistema?

A resposta à pergunta "Qual o consumo de ar de um sistema" depende do consumidor em questão.

Além disso, é essencial saber o nível teórico de consumo do sistema. Nossa ferramenta de cálculo ajuda você a fazer isso. Consumo de ar dos cilindros.

O consumo real de ar é medido por um sensor de fluxo. O monitoramento contínuo do consumo garante que você tenha a visão geral necessária.

Up

Quais são as alternativas para o servomotor controlado?

A nova geração de motores de passo EMMS-ST combinados com o controlador de motor CMMS-ST oferece controle eficiente do motor de passo, permitindo a otimização do perfil de movimento para exigências específicas e, consequentemente, reduzindo os custos de energia.

Vantagens:

De modo geral, os sistemas controlados com malha fechada devem ser sempre utilizados com sistemas elétricos, uma vez que usam apenas a quantidade de energia realmente necessária. Antes, isso acontecia apenas para preservar os servomotores.

Com o encoder EMMS-ST e o controlador de motor CMMS-ST, os motores de passo podem agora ser controlados de forma eficiente, reduzindo assim os custos de energia.

Up

Como é possível implementar o curso de retorno de um cilindro pneumático com pressão reduzida?

Ao utilizar os terminais de válvulas da Festo, é possível fazer com que cada atuador tenha o nível de pressão individual necessário para o curso de avanço e retorno, colocando-se uma placa intermediária com regulador de pressão (de preferência um regulador reversível) na respectiva posição da válvula.

O regulador reversível divide o ar de alimentação (conexão 1) e regula a pressão antes da válvula em 3 e 5, operando a válvula no modo reversível. A conexão 3 conduz o ar para 2, e a conexão 5 conduz o ar para 4.

Durante o processo de exaustão, o ar escapa na válvula de 2 ou 4 para 1, e o ar retorna para 3 e 5 pela placa intermediária.

Regulador reversível

Benefícios:

- É possível ter pressões diferentes em 2 e 4, resultando em menor consumo de ar comprimido.

- Como não é feito pelo regulador de pressão, o escape pode ser até 50% mais rápido.

- A função de escape rápido "canalizado" via terminal de válvulas é virtualmente integrada

- O regulador de pressão pode ser ajustado a qualquer momento (com o regulador AB, a válvula deve ser comutada para que isso aconteça)

 

Observação: nem toda aplicação permite a operação de um cilindro pneumático com pressão reduzida no curso de retorno.

Não é possível utilizar 2 válvulas de  3/2 vias em combinação com escape canalizado 82/84, pois a pressão reversível está presente na interface da válvula.

Up

Existem atuadores pneumáticos que são particularmente leves?

Movimentar peso gasta energia e, portanto, custa dinheiro.

Quando a movimentação de atuadores pneumáticos for necessária, recomendamos cilindros com cabeçotes dianteiros e traseiros de polímero de alto desempenho. Dependendo do tamanho, há uma economia de peso de até 25%.

Para os cilindros convencionais, a série DSNUP é ideal, e para os cilindros compactos, a série ideal é a ADNP

 

Up

Como uma unidade de tratamento pode otimizar o consumo de ar comprimido?

A desconexão imediata da alimentação de ar comprimido de um sistema (p.ex. durante a noite) evita o acúmulo de vazamentos individuais. As válvulas de abertura e fechamento elétricas permitem que isso seja feito de forma prática e seletiva a partir de um local central.

Up

A regra de ouro do consumo de ar comprimido

A experiência mostra que o custos do ar comprimido não são gerados apenas durante a operação, mas também - até mesmo de forma considerável - durante a parada do sistema.

A forma clássica de economizar energia é simples, mas extremamente eficiente. Garantir que o ar comprimido só seja consumido quando o trabalho estiver realmente sendo executado.
Será um prazer oferecermos suporte a você nesta área.
GDU - Análise da geração, distribuição e utilização do ar comprimido

Up

A Festo fornece produtos para aplicações em sala limpa?
Todos os produtos padrão da Festo correspondem a pelo menos a classe  10 000 de sala limpa como definida pela norma americana Federal Standard 209 F Airborne Particulate Cleanliness Classes (US FED-STD-209). Alguns produtos padrão correspondem até mesmo à classe 100, e componentes até a classe 0 estão disponíveis como parte de soluções customizadas. 

Up