FAQ - Tratamento de ar comprimido

Unidades de tratamento

Reguladores e filtros reguladores

Válvulas de abertura e fechamento

Filtros

Lubrificadores

Secadores

Amplificadores de pressão

...

Unidades de tratamento

Uma unidade de tratamento de ar precisa ter uma válvula de abertura e fechamento manual?

Conforme a norma EN 983, parte 5.1.6, os sistemas devem ser desenvolvidos de tal maneira que haja uma separação completa das fontes de energia. Além disso, a degradação da energia deve ocorrer no meio pressurizado do sistema de forma a impedir um reinício indesejado. Por exemplo, em sistemas pneumáticos isso é possível separando a alimentação de energia e reduzindo a pressão no sistema. O mecanismo de fechamento adequado, que possui um escape de pressão, deve possuir uma trava. 

Up

Quais são os critérios utilizados para selecionar o tamanho da conexão de uma unidade de tratamento de ar?

No caso das unidades de tratamento, você deve prestar atenção não apenas ao tamanho da conexão, mas também aos valores de vazão e à faixa de controle. Se a faixa de controle estiver ok, a escolha da unidade de tratamento correta depende basicamente da vazão do ar.
Embora não ocorram danos se a unidade de tratamento for maior que o necessário, os custos aumentam desnecessariamente. 

Up

Reguladores e filtros reguladores

Os reguladores múltiplos de pressão podem ser instalados em série?

Normalmente os reguladores padrão não são instalados em série, uma vez que cada regulador instalado depois da faixa de controle estaria restrito pelos reguladores presentes antes dele.

É por isso que a Festo oferece reguladores conhecidos como reguladores de pressão com trava, que são apropriados para tais aplicações. 

Up

A Festo possui reguladores para o segmento de vácuo?

O programa de fornecimento da Festo não inclui reguladores de vácuo.

Up

Os reguladores de pressão padrão podem ser operados com nitrogênio?

O nitrogênio pode ser utilizado como meio de pressão desde que sejam observadas as seguintes condições:

  • O nitrogênio deve estar disponível em estado gasoso
  • A pressão e temperatura operacional deve obedecer os valores especificados para ar comprimido nas especificações técnicas
  • A contaminação do nitrogênio no que diz respeito à umidade residual, teor residual de óleo, etc. corresponde às especificações do catálogo para operação com ar comprimido

Se forem observados esses parâmetros, os produtos podem ser operados sem restrição significativa em relação à sua vida útil. 

Up

Que tipo de trava é utilizada nos reguladores de pressão da série D?

Todos os reguladores de pressão com manopla com trava da série D são equipados com uma trava E11.

Up

É possível converter um regulador e/ou filtro com dreno manual em um com dreno automático?

Sim, se todo o copo do filtro for substituído. O catálogo de peças de reposição está disponível no site. Selecione aqui o código correto do produto.

Up

O cadeado LRVS-D para travar o controlador está disponível como uma trava E11 ou para uso com uma chave mestra?

Não, o cadeado não está disponível como uma trava E11 ou para uso com uma chave mestra. Com cerca de 30.000 mecanismos de trava possíveis, pode-se partir do princípio de que duas travas de um mesmo escopo de fornecimento não poderão ser abertas com a mesma chave. 

Up

A porca recartilhada está inclusa no fornecimento do regulador MS?

Nos reguladores de pressão da série MS, tamanhos 4 e 6, tipo LR-... e LRB-..., a porca recartilhada (de alumínimo) está inclusa no fornecimento.

Nos filtros reguladores LFR-... e FRC-..., a porca recartilhada não está inclusa no fornecimento, porque normalmente se utiliza a cantoneira de fixação na montagem. Também é possível encomendar uma porca sextavada (de alumínio) como acessório.

Up

Os reguladores de pressão D-Maxi estão disponíveis com escape de retorno ampliado?

Os reguladores de pressão LR-D-...-Maxi são desenvolvidos com um fluxo de retorno ampliado como padrão.

Up

Os reguladores de pressão da série D-Micro estão disponíveis com escape de retorno maior?
Os reguladores de pressão LR-D-...-Micro possuem como padrão um maior escape de retorno.

Up

Existe uma posição de instalação definida para os filtros reguladores?
Como os filtros reguladores são equipados com um copo de filtro para condensados, esses dispositivos precisam sempre ser instalados na vertical. Pode ser que o dreno automático não feche mais corretamente, se houver um desvio superior a 5°.

Up

Os reguladores de pressão Festo podem ser usados com água?

Todos reguladores Festo são desenvolvidos para operar com gases neutros e, portanto, não são próprios para meios líquidos.

Up

Um regulador de pressão de precisão LRP pode ser instalado em uma linha de trabalho?

Normalmente uma linha de trabalho possui fluxo nos dois sentidos. Como o regulador de pressão de precisão LRP não tem um fluxo de retorno interno, essa função pode ser garantida utilizando-se uma válvula de retenção instalada em paralelo.

Up

Por que alguns reguladores de pressão têm como opção uma manopla giratória curta ou longa?
Nas unidades de tratamento da série MS você pode uma manopla giratória curta ou longa para os reguladores de pressão. A altura total dos reguladores com os dois tipos de manopla é a mesma. A diferença é que parte da rosca e da trava são visíveis quando a manopla giratória é curta. Essa versão é adequada, por exemplo, para a instalação em paineis de comando. Por sua vez, a manopla giratória mais longa cobre a rosca, protegendo-a contra contaminação.

Up

Válvulas de abertura e fechamento

Que tipo de falha pode ocorrer durante o uso da válvula de alimentação progressiva e de escape MS6-SV?

- Pressão de trabalho inferior a 3,5 bar
- Os sinais de liberação não está OK
- Erro interno
- Nas versões anteriores à revisão 03, a simultaneidade foi ajustada em 1,5 ms. Alguns dispositivos de parada de emergência disponíveis neste segmento de mercado não são compatíveis com essa simultaneidade. 

Up

Todos os exemplos de circuito listados no catálogo para a válvula de alimentação progressiva e de escape rápido MS6-SV satisfazem a categoria de segurança 4?

Via de regra, todos os exemplos de circuito listados no catálogo satisfazem a categoria de segurança 4. No entanto, se as conexões forem feitas com conector MP1 (dois sinais 24 V), os dois sinais deverm ser separados fisicamente um do outro para evitar curto-circuito.

Up

A válvula de alimentação progressiva e de escape rápido MS6-SV é certificada pela associação BG?

A válvula de alimentação progressiva e de escape rápido MS6-SV satisfaz as exigências da norma DIN EN ISO 13849-1. Ela possui a certificação da associação.

Máx. nível de performance possível = "e"/categoria 4.

Up

Qual cantoneira de fixação devo utilizar para instalar a válvula MS6-SV?

A válvula MS6-SV só pode ser instalada utilizando a cantoneira de fixação MS6-WPB.

Up

O que preciso alterar se não consigo selecionar uma válvula MS6-SV no configurador do sistema modular MS?

Normalmente, quando não é possível selecionar uma válvula de alimentação progressiva e de escape rápido MS6-SV no configurador MS, é porque a cantoneira de fixação curta (WP) é selecionada na configuração básica. A cantoneira de fixação WPB deve ser selecionda para ser utilizada com válvula MS6-SV.

Up

Como posso monitorar um malfuncionamento com a válvula de alimentação progressiva e de escape rápido MS6-SV?

Uma forma de monitorar um malfuncionamento é utilizando um pressostato. Existe uma versão da "válvula com pressostato integrado". O pressostato também pode ser integrado à unidade de tratamento por meio de um módulo de distribuição.

Up

Posso utilizar o contato de sinal para uma válvula de alimentação progressiva e de escape rápido MS6-SV como um indicador de malfuncionamento?

Não. Este contato de sinal simplesmente sinaliza se a válvula está operacional, ou seja, se ela está pronta para ser conectada. Se houver um malfuncionamento, o dispositivo não está pronto para ser conectado.

Up

Qual a função do contato de sinal na válvula de alimentação progressiva e de escape rápido MS6-SV?

O contato de sinal da válvula de alimentação progressiva e de escape rápido MS6-SV sinaliza se a válvula está pronta para ser conectada, ou seja, a válvula executa um autoteste depois de conectada. Se tudo estiver funcionando corretamente, o contato de sinal muda para o estado mais alto. A válvula com duas entradas de liberação pode então ser conectada. O contato de sinal pode ser ligado ao feedback loop de um sistema de controle de segurança.

Up

É preciso utilizar um conector Sub-D de 9 pinos para a conexão elétrica de uma válvula de alimentação progressiva e de escape rápido MS6-SV. O dispositivo não está funcionando. Está com defeito?

Pode ser que haja um defeito, dependendo da aplicação.

Os conectores Sub-D convencionais não devem ser utilizados. É preciso utilizar um conector especial Festo para a interface elétrica; veja acessórios.

O conector ...-MP1 deve ser selecionado para 24 V nas duas entradas de liberação (sinais estáticos ou dinâmicos). O conector ...-MP3 é utilizado quando uma entrada de liberação é alimentada com 24 V e a outra com 0 V.

Up

Como reconheço um erro na válvula de alimentação progressiva e de escape rápido MS6-SV?

Para ratificar que um erro foi detectado na válvula de alimentação progressiva e de escape rápido MS6-SV, desligue o fornecimento de energia e ligue novamente (tensão interrompida no pino 8). Isso garante que o erro também foi registrado.

Up

Qual o grau de proteção da bobina da válvula de abertura e fechamento elétrica da série MD?

A bobina da válvula de abertura e fechamento elétrica da série MD tem grau de proteção IP65.

Up

Qual é o consumo de energia das bobinas da válvula de fechamento HEE-... da série D?

A bobina de 24 V CC tem um consumo de 2,5 watts.
As bobinas de 110 V e 230 V CA tem uma força de comutação de 5 VA  e uma força de retenção de 3,7 VA.

Up

A válvula de abertura e fechamento elétrica MS4/MS6-EE também está disponível com acionamento manual auxiliar?

As versões padrão da válvula de abertura e fechamento elétrica MS4/MS6-EE estão disponívels apenas com acionamento manual sem trava. A designação do tipo dessa versão é …-10V24-… .
Utilize o sistema modular para selecionar uma versão que possua tanto o acionamento manual com trava como sem trava. A designação de tipo dessa versão é …-V24-… .

Up

Filtros

É possível converter um regulador e/ou filtro com dreno manual em um com dreno automático?

Sim, se todo o copo do filtro for substituído. Você encontra o catálogo de peças de reposição no site da Festo. Selecione aqui o código correto do produto.

Up

Os copos de filtro devem possuir uma proteção metálica?

De acordo com o item 8.4.1 da norma ISO 4414, filtros não metálicos e corpos dos separadores devem ter uma proteção contra ruptura.

Up

Os filtros para vácuo VAF-... também podem ser utilizados com uma faixa de pressão positiva?

Os filtros para vácuo VAF-... cobrem uma faixa de pressão de -0.95 até 7 bar, o que significa que podem operar também com faixas de pressão positiva.

Up

Como posso retirar o excesso de água do ar comprimido?

A única solução correta é utilizar um secador. Se não for possível utilizar um secador, pode-se remover pelo menos parte da água do ar comprimido por meio dos filtros. Nesse caso, recomendamos o uso de uma combinação de filtros com pelo menos uma pré-filtragem de 1 µ e um filtro posterior de 0,01 µ.

Up

A Festo possui filtros coalescentes em seu programa de fornecimento?

Nossos filtros finos (1 µm) e microfiltros (0,01 µm) são filtros coalescentes.

Up

Lubrificadores

O ar comprimido deve ser enriquecido com óleo?

Um número cada vez maior de usuários não quer mais utilizar lubrificadores. Os componentes Festo possuem lubrificação permanente e podem, portanto, operar sem lubrificação. Alguns componentes só podem ser operados sem lubrificação (consulte as especificações do catálogo). Entretanto, em algumas situações recomendamos ar comprimido lubrificado, como p.ex. em movimentos extremamente rápidos do cilindro. Se os componentes que normalmente operam sem lubrificação forem operados uma vez com lubrificação, então o ar comprimido deve continuar sendo sempre lubrificado, porque o óleo remova a lubrificação permanente. 

Up

Os óleos biológicos são aprovados para lubrificar os componentes Festo?

Óleos biológicos contêm éster e costumam ser utilizados em aplicações como a lubrificação de compressores. Esse tipo de óleo altera as propriedades de diversos materiais e, por isso, não são adequados para lubrificarem componentes pneumáticos (veja FAQ "Que tipo de óleo pode ser utilizado?").

Up

Como faço para reabastecer com óleo o lubrificador LOE?

D series – Mini: para reabastecer com óleo:

O lubrificador pode continuar pressurizado enquanto está sendo reabastecido.

  • Desaparafuse o parafuso de escape na parte superior do lubrificador ao lado do visor de óleo; a válvula despressurizará o copo do lubrificador 
  • Desenrosque o copo do lubrificador e encha-o com óleo: reabasteça com no máximo 45 ml de óleo 

Série D – Midi: para reabastecer com óleo:

O lubrificador pode continuar pressurizado enquanto está sendo reabastecido.

  • Desaparafuse o parafuso de escape na parte superior do lubrificador ao lado do visor de óleo; a válvula despressurizará o copo do lubrificador
  • Desenrosque o copo do lubrificador e encha-o com óleo: reabasteça com no máximo 110 ml de óleo 

Série D – Maxi: para reabastecer com óleo:

O lubrificador pode continuar pressurizado enquanto está sendo reabastecido.

  • Desaparafuse o parafuso de escape na parte superior do lubrificador ao lado do visor de óleo; a válvula despressurizará o copo do lubrificador
  • Desenrosque o copo do lubrificador e encha-o com óleo: reabasteça com no máximo 190 ml de óleo 

Série D – Micro: para reabastecer com óleo:

O lubrificador deve estar sem pressão enquanto está sendo reabastecido.

  • Despressurize o sistema
  • Desenrosque o copo do lubrificador e encha-o com óleo: reabasteça com no máximo 6,5 ml de óleo 

Série MS – MS4: para reabastecer com óleo:

O lubrificador pode continuar pressurizado enquanto está sendo reabastecido.

  • Desaparafuse o parafuso de escape na parte superior do lubrificador ao lado do visor de óleo; a válvula despressurizará o copo do lubrificador
  • Desenrosque o copo do lubrificador; empurre o gancho azul da trava da baioneta para baixo e, simultaneamente, gire o copo do lubrificador
  • Encha o copo com óleo: reabasteça com no máximo 30 ml of oil (36 ml se o copo for de metal)

 

Série MS – MS6: para reabastecer com óleo:

O lubrificador pode continuar pressurizado enquanto está sendo reabastecido.

  • Desaparafuse o parafuso de escape na parte superior do lubrificador ao lado do visor de óleo; a válvula despressurizará o copo do lubrificador
  • Desenrosque o copo do lubrificador: empurre o gancho azul da trava da baioneta para baixo e, simultaneamente, gire o copo do lubrificador
  • Encha o copo com óleo: reabasteça com no máximo 75 ml de óleo (80 ml se o copo for de metal)

 

MS series – MS12: para reabastecer com óleo:

O lubrificador pode continuar pressurizado enquanto está sendo reabastecido.

  • Desaparafuse o parafuso de escape na parte superior do lubrificador ao lado do visor de óleo; a válvula despressurizará o copo do lubrificador
  • Desenrosque o copo: empurre o gancho azul da trava da baioneta para baixo e, simultaneamente, gire o copo do lubrificador
  • Encha o copo com óleo: reabasteça com no máximo 1500ml de óleo

Up

Que óleo pode ser utilizado no lubrificador?

Recomendamos o seguinte tipo de óleo:

Óleo especial Festo (embalagens de 1 litro), tipo OFSW-32, código n.º 152 811

 

Também é possível utilizar os seguintes óleos:

  • ARAL Vitam GF 32
  • BP Energol HLP 32
  • Esso Nuto H 32
  • Mobil DTE 24
  • Shell Tellus Oil DO 32

Faixa de viscosidade: 32 mm²/s (=cSt) a 40°C; ISO classe VG 32 conforme ISO 3448

Up

Secadores

O cartucho para o secador de membrana está disponível como peça de reposição?

Não, porque o cartucho fornecido como peça de reposição custaria quase o mesmo que a unidade inteira. 

Up

O que acontece quando um secador por adsorção ou um secador de membrana opera além dos seus limites?

Os secadores têm seu melhor desempenho enquanto a quantidade de ar que flui através do secador não excede um determinado valor.
Se a máxima quantidade de ar admissível for ultrapassada, o secador está "sobrecarregado". Nesse caso, ele pára de funcionar com eficiência, e o ar não é seco da maneira como deveria. 

Up

Como funciona um secador de membrana (tipo LD)?

O secador é composto por um grande número de membranas revistadas posicionadas em paralelo umas às outras em uma direção longitudinal. O ar flui através dessas membranas no sentido longitudinal e as moléculas de água podem entam penetrar nas paredes laterais das fibras vazadas. Parte do ar que já foi seco é liberado para as superfícies externas da membrana. O secador de ar absorve a umidade já localizada do lado de fora da membrana e a conduz até à atmosfera (corrente de secagem). As superfícies externas do secador provocam uma diferença de concentração entre o ar úmido dentro da membrana e o ar seco fora da membrana. Isso faz com que a água passe da superfície interna para a superfície externa da membrana. 

Up

O ar com lubrificação insuficiente pode danificar os equipamentos?

Um ponto de orvalho de pressão baixo não diminui a vida útil dos produtos Festo. A lubrificação adicional é desnecessária. 

Up

Como se retira o excesso de água do ar comprimido?

A única solução correta é utilizar um secador.
Recomendamos o uso de um secador por adsorção da série PDAD-...

Up

Amplificadores de pressão

Posso instalar o amplificador de pressão na linha de trabalho entre a válvula e o cilindro?
No because the pressure booster cannot vent itself. (Tip: insert VLO-3-.... in the working line and connect the actuation circuit upstream of the DPA, paying attention to the permissible pressure range for the valve.)

Up

Quanto é possível aumentar a pressão de alimentação usando um amplificador de pressão?
Os amplificadores de pressão da Festo aumentam a pressão de alimentação em cerca de 100 %. A máxima pressão de saída é 16 bar, dependendo do tamanho do amplificador de pressão.

Up

...

O que é preciso observar em relação ao tratamento do ar comprimido?

Condições operacionais e normas da pneumática

Up

Quanto pesa o ar?

Um metro cúbico de ar (1000 litros) pesa 1,292 kg (DIN 1343).

Up

Os drenos são semiautomáticos ou totalmente automáticos?

Todos os drenos com acionamento pneumático das unidades de tratamento de ar da Festo são totalmente automáticos.
Se a pressão for desconectada, o dreno reage da mesma maneira que um dreno semiautomático. 

Up

Por que o ar sempre escapa através do dreno automático?

Equipamentos que possuem dreno automático devem ser instalados na vertical. Não pode haver um desvio superior a 5°, porque senão o dreno não fechará corretamente.

Up

As válvulas do dreno automático também operam quando não há consumo de ar comprimido?

São muito poucas as exigências a serem cumpridas para que as válvulas do dreno automático operem corretamente. Essas exigências incluem, no entanto, a instalação vertical e uma vazão mínima na ativação de 125 l/min. Se a vazão for menor, a válvula do dreno, que fica aberta quando despressurizada, pode não fechar. 

Up

Os reservatórios podem ser usados com vácuo?

Todos os reservatórios de ar da série de aço inoxidável (CRVZS-...) também podem ser utilizados com vácuo de até –0.95 bar.

Up

O que indicam as diferentes classes de qualidade do ar comprimido?

Classificação das classes de qualidade de ar comprimido conforme norma DIN ISO 8573-1


Classe
1. Sólidos

Tamanho máx. da partícula
[mü]


Densidade máx. da partícula
[mg/m³]
2. Teor de água

Máx. orvalho da pressão
[°C]
3. Teor de óleo

Concentração máx. de óleo
[mg/m³]
1 0,1 0,1 -70 0,01
2 1 1 -40 0,1
3 5 5 -20 1
4 15 8 +3 5
5 40 10 +7 25
6 - - +10 -
7 - - não definido -

 

Up

Qual a precisão das medições feitas pelo manômetro?

Com uma temperatura de referência de 20° C, os desvios totais da medição não devem ultrapassar os valores indicados na tabela.

Classe de precisão Limite de erro
(percentagem da faixa de medição)
0,1 +/- 0,1%
0,25 +/- 0,25 %
0,6 +/- 0,6 %
1 +/- 1 %
1,6 +/- 1,6 %
2,5 +/- 2,5 %
4 +/- 4 %

 

Up

Qual o custo do ar comprimido?

Em média, cada 1000 l de ar comprimido custa 3 centavos de dólar. 

Up

Posso utilizar uma válvula de fechamento HEE-... como uma válvula de 2/2 vias?

Não, isso não é permitido. Se o ar de escape desta válvula for vedado, ela deixa de operar corretamente.

Up

Posso utilizar uma válvula de fechamento HE-... como uma válvula de 2/2 vias?

Não, isso não é permitido. Se o ar de escape desta válvula for vedado, ela deixa de funcionar corretamente. 

Up

A Festo possui um coletor de condensados em seu programa de fornecimento?

A Festo não possui um coletor de condensados em seu programa de fornecimento. Recomendamos o uso do filtro silenciador LFU.

Up