FEIMEC 2016

FEIMEC

A Festo marcou presença na primeira edição da FEIMEC (Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos), nos dias 3 a 7 de maio. Idealizado pela ABIMAQ (Associação Brasileira de Indústrias e de Máquinas), o evento apresentou as principais tendências da indústria para os próximos anos.

 

Na edição de 2016, realizada no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a empresa expôs seus lançamentos para o ano, entre eles o sistema HGO (Handling Guide Online) e o Tec2Screen.

 

Além dos novos produtos e serviços, a Festo – em parceria com a ABIMAQ – participou do primeiro projeto brasileiro de Manufatura Avançada. O objetivo foi aplicar a combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet, permitindo que linhas de montagem e produtos troquem informações entre si ao longo do processo. O projeto mostrou que diferentes unidades fabris podem tomar decisões sobre produção, compras e estoques. Um exemplo de como é a Indústria 4.0 no Brasil.

 

Confira abaixo os detalhes das novidades que foram apresentadas na feira:

 

HGO

HGO (Handling Guide Online) – O lançamento simplifica o processo de especificação e compras de manipuladores elétricos que traduzirá em ganho de tempo e redução de custos para o cliente.

Em um processo tradicional de especificação, é necessário definir uma série de elementos como: motores, guias e esteiras porta cabos em diferentes fornecedores o que dificulta a integração entre os componentes. Além do tempo dedicado no desenvolvimento, vários profissionais são envolvidos, aumentando o custo total do processo de especificação.

 

Com o novo HGO você informa apenas alguns parâmetros e a ferramenta se encarrega de fazer todo o cálculo para dimensionar o sistema de manipulação completo em 1D, 2D e 3D.

 

Saiba mais sobre o Handling Guide Online - HGO

 

Tec2Screen

Tec2Screen– Atualmente, novas plataformas de ensino têm sido utilizadas por professores e alunos com o objetivo de aprimorar a forma de aprendizado. Com o desenvolvimento da tecnologia, teoria e prática estão cada vez mais próximos. Com base nesse cenário, a Festo lança o Tec2Screen.

 

Baseado no conceito Connected Learning ou Ensino Híbrido, o equipamento conecta o iPad a um circuito real, permitindo que os alunos tenham o controle do sistema direto do tablet. Para o professor, é possível ajustar o conteúdo do curso, acompanhar o desenvolvimento dos alunos e verificar a evolução do aprendizado.

 

O Tec2Screen faz a função de um sistema de medição, programação e simulação, tornando uma ferramenta universal para laboratórios. Integra ainda a condição de criar programas lógicos programáveis de uma maneira simples com o aplicativo iEasyLab.

 

Dependendo do estilo de aprendizado e conhecimento prévio do usuário, o sistema acessa informações multimídia para realizar tarefas de acordo com o nível do aluno, além de fazer simulações para aprimorar o conhecimento.

 

Novos produtos

 

VUVS

Válvulas VUVS

Confiabilidade e eficiência são a marca registrada da nova geração de válvulas e blocos de válvulas da série VU. Práticas e seguras, as válvulas e blocos de válvulas da série VU podem ser fornecidas montadas, prontas para instalação ou de acordo com as especificações do cliente. Seja uma solução de válvula + conexão + bobina + cabo ou até mesmo blocos de válvulas com zonas de pressão, nós montamos para você

 

As válvulas VU estão disponíveis em duas versões: Compacta (VUVG) e Robusta (VUVS).

 

As válvulas foram criadas para utilização em todos os segmentos industriais que soluções simples e tecnologia universal com grandes vazões. A montagem de válvulas individuais dispensa suportes ou adaptadores, representando aumento da produtividade. São ideais para aplicações pneumáticas controladas por válvulas direcionais.

 

Saiba mais sobre a válvula robusta VUVS

 

Tubos transparentes

Tubos transparentes

Outra inovação que será apresentada na FEIMEC é a linha de tubos PUN-H-T fabricados pela Festo Brasil. Por ser transparentes, permitem ao operador visualizar mais facilmente o excesso de ar comprimido, água ou óleo no sistema.

 

De fácil instalação e indicados para as mais diversas aplicações pneumáticas, os novos tubos transparentes estão disponíveis em cinco cores: azul, preto, verde, vermelho e amarelo.

 

MPA-L

MPA-L

O Terminal de Válvulas MPA-L é uma extensão da consagrada plataforma de válvulas MPA e foi desenvolvida para proporcionar mais vantagens nas aplicações pneumáticas na produção.

 

Com sistema de sub-bases individuais em polímero, são leves e possui alta resistência a corrosão, aplicações dinâmicas, como por exemplo o braço de um robô. A modularidade permite mais flexibilidade nas alterações de máquinas

 

Por possuir diversas opções de acionamento elétrico, entre eles multipolo, fieldbus e IO-Link, o terminal se enquadre em qualquer tipo de topologia.

 

Possui grau de proteção IP40 ou IP65, possibilitando a instalação diretamente nas máquinas, dispositivos ou linhas de produção e conta com até 3 tamanhos de válvulas, 10, 14 e 20mm, podendo ser combinados no mesmo bloco. O mix de diferentes tamanhos de válvulas sem a necessidade de adaptadores economiza espaço e otimiza o consumo de ar comprimido.

 

Saiba mais sobre o terminal de válvulas MPA-L

 

Válvula tipo mangote VZQA

Válvula tipo mangote VZQA

Versatilidade é a palavra que melhor define a VZQA. Aplicada com todos os tipos de meios, essa válvula possui um elemento tipo mangote em formato de cartucho feito em elastômero, que abre ou fecha a passagem do fluxo por meio de uma pressão piloto de ar.

 

A VZQA pode ser selecionada de acordo com a aplicação, tornando-a perfeita para envase ou dosagem de diferentes fluídos, seja ele limpo, sujo, abrasivo ou viscoso.

 

Saiba mais sobre a válvula tipo mangote VZQA