Drives

Learn more about Drives
Pneumatic drives

Pneumatic drives

Drive components, such as cylinders, linear drives and axes, as well as their attachments and accessories.

Pneumatic drives are intended to convert pressure energy into motion energy; this process involves the transmission and transfer of forces.

Festo was the first manufacturer in Europe to create pneumatic cylinders; our first pneumatic range was created in 1956.

Servo-pneumatic positioning systems

Servo-pneumatic positioning systems

Systems for positioning, with drives, axis controllers and their accessories.

Servo-pneumatics is most useful in situations that require compact solutions, where moving loads are more than 10 kg and positioning accuracy must be within the range of tenths of a millimetre.

Electromechanical drives

Electromechanical drives

Linear drives, actuators and slides

Semi-rotary drives and rotary modules

Selection Guide

Atuadores pneumáticos

Em um cilindro pneumático, o ar comprimido é usado para aplicar força no pistão do cilindro para movê-lo numa determinada direção. O movimento do pistão é transferido para as peças que são movidas pela biela ou pela conexão da fricção. Um cilindro pneumático é um atuador que geralmente é operado com ar comprimido até um máximo de 12 bar para produzir um movimento linear ou rotativo. Deve ser feita uma distinção entre cilindros de ação simples e dupla (o trabalho é realizado apenas em uma ou em ambas as direções). As áreas de aplicação típicas para atuadores pneumáticos são a fixação, a elevação, o rebaixamento, o impulso, a retração, a alimentação, a viragem, a aderência, o fecho e a manutenção, a união, a paragem, a marcação, a estampagem e várias outras. Os atuadores pneumáticos são caracterizados por uma alta aceleração e desaceleração. As velocidades alcançáveis estão entre 10 mm/s e 3 m/s. Os atuadores pneumáticos são robustos e flexíveis devido à compressibilidade do ar.

Sistemas de posicionamento servopneumáticos

Na Festo, a servopneumática representa a tecnologia de posicionamento pneumático controlado. A servopneumática é sempre um sistema, que consiste em um cilindro com codificador de deslocamento, uma válvula de controlo direcional proporcional e um controlador de posição. Com um sistema servopneumático, um cilindro pneumático pode mover-se para uma posição de destino predeterminada de forma controlada pela posição ou gerar uma força de destino predefinida de forma controlada pela força.
A servopneumática é uma tecnologia de posicionamento "suave" porque o ar é um meio de acionamento compressível. Quando o atuador está na posição controlada, ele pode ser empurrado por uma força externa grande. Estes sistemas são um bom valor monetário, em especial, para mover pesos acima dos 10 kg.
Como líder do mercado global em sistemas servopneumáticos, a Festo agora apresenta a 3ª geração para sistemas de atuadores servopneumáticos.