Pneumatic drives

Learn more about Pneumatic drives
Piston rod cylinder

Piston rod cylinder

Cylinders with piston rods: as compact cylinders, short-stroke cylinders, flat cylinders, round cylinders, miniature cylinders, cartridge cylinders or stainless steel cylinders

Selected types in accordance with the ATEX directive are suitable for explosive atmospheres or are made of corrosion-resistant stainless steel and therefore particularly easy to clean.

Rodless cylinders

Rodless cylinders

Space-saving linear drives with or without guide: mechanically coupled cylinders with optimised mounting options for simple mounting and magnetically coupled cylinders for use as a pressure-tight and zero-leakage system.

Semi-rotary drives

Semi-rotary drives

Compact semi-rotary drives with minimum space requirements and adjustable swivel angle, also available as a twin piston rotary drive

Specified types are suitable for potentially explosive atmospheres in accordance with the ATEX directive.

Tandem, high-force and multi-position cylinders

Tandem, high-force and multi-position cylinders

More thrust than conventional cylinders by connecting in series 2, 3 or 4 cylinders with the same piston diameter and the same stroke.

By connecting 2 to 5 cylinders in series with the same piston diameter and different stroke lengths, up to 6 positions can be approached. .

Drives with guides

Drives with guides

Drives with slide, rod guides or precise piston rod guide.

Stopper cylinder and feed separator

Stopper cylinder and feed separator

Piston rod cylinder with reinforced piston rod and bearing to withstand large lateral forces.

For stopping or separating when transporting workpiece carriers or pallets – smooth, quiet and safe stopping.

Clamping cylinders

Clamping cylinders

Compact cylinders without piston rod with diaphragm and a much shorter stroke than bellows cylinders.

Clamping system with pneumatic drive.

Bellows and diaphragm drives

Bellows and diaphragm drives

Diaphragm drives without piston rod; the design consists of two metal plates with a ribbed rubber bellows or hose.

Rotary indexing tables

Rotary indexing tables

Units for rotary indexing work on assembly and packing machines, drilling stations and applications with rotating or moving workpieces.

Cylinder/valve combinations

Cylinder/valve combinations

Drives with integrated or attached directional control valve.

Shock absorbers

Shock absorbers

Stroke 1.7 ... 60 mm

Max. energy absorption per stroke 0.005 ... 384 J

Adjustable, self-adjusting cushioning, elastic cushioning rings

Components for cushioning kinetic energy.

Cylinder mounting parts and accessories

Cylinder mounting parts and accessories

Mounting components, attachments, piston rod attachments and guides for drives.

Gripper

Gripper

Whether for sturdy gripping in a machine tool or micro-gripping in electronics manufacturing, the range of grippers from Festo covers all kinds of applications.

Selection Guide

Pneumatic actuators

Cilindros de biela

Estes são atuadores pneumáticos para a execução de movimentos lineares. A energia aplicada ao pistão é transferida por uma biela para as peças que são movidas. Dependendo do diâmetro do pistão, são possíveis forças de compressão até 50 KN a 6 bar.

Cilindros sem haste

Os atuadores lineares sem haste são atuadores pneumáticos em que a energia é transferida através da conexão lateral para o pistão. O espaço de instalação necessário é consideravelmente mais pequeno do que o cilindro de biela comparável. A conexão ao pistão é feita mecanicamente através de uma ranhura no tambor do perfil ou magneticamente através do tambor do perfil fechado.

Atuadores semi-rotativos

Os atuadores pneumáticos semi-rotativos da Festo permitem movimentos rotativos com um ângulo de rotação até 270°. Caracterizam-se pela precisão excelente e pelo alto desempenho, e uma grande variedade.

Atuadores multiposições

Os atuadores pneumáticos multiposições estão disponíveis com dois princípios funcionais diferentes. De acordo com o primeiro princípio, os atuadores multiposições consistem em dois cilindros separados conectados com o uso de um conjunto e possuem duas bielas que se estendem em direções opostas. Isto significa que, dependendo da atuação e do padrão de curso, este tipo de cilindro assume até quatro posições. De acordo com o segundo princípio, os cilindros multiposições consistem em dois a cinco cilindros conectados em série com diferentes comprimentos de curso. Com este tipo de cilindro, apenas uma biela está visível, e que se move para diferentes posições em uma direção.

Atuadores com guias

Os atuadores pneumáticos com guias são muito robustos, resilientes, compactos e precisos.
Os atuadores com barras de desvio têm uma placa de engate conectada, o que os deixa protegidos contra a rotação e os torna robustos e resilientes. Os atuadores deslizantes caracterizam-se pela alta precisão e pela precisão de repetição.

Cilindro de tampão

Os cilindros pneumáticos usados para parar os movimentos nas máquinas ou os transportadores de peças nos sistemas de transporte com ou sem amortecimento. Os cilindros de tampão com amortecimento param cargas até cerca de 800 kg nos sistemas de transporte.

Cilindros de fixação

Os cilindros de fixação sustentam ou prendem as peças de forma direta com um elemento de fixação pneumático ou através da cinemática. O elemento de fixação é deslocado para fora da área de trabalho quando está inativo. Eles podem realizar forças de manutenção muito altas com baixa entrada de energia graças à cinemática.

Atuadores de foles e de diafragma

Os atuadores de foles e de diafragma com características especiais têm uma classe própria na pneumática. Por exemplo, eles não têm efeito vibratório. Podem ser usados como atuadores ou como elementos de mola pneumática em várias aplicações.

Mesas de indexação rotativa

As tabelas de indexação rotativas pneumáticas podem ser usadas para realizar movimentos rotativos contínuos. As mesas de indexação rotativas são usadas em aplicações de montagem, por exemplo. A direção variável da rotação e a indexação livremente selecionável permite muitas aplicações.

Combinações cilindro/válvula

Estas são unidades que consistem em um atuador pneumático com uma válvula integrada ou conectada para a atuação. Estas unidades pré-instaladas são fáceis de instalar. Os tempos de comutação são rápidos porque a distância da válvula ao atuador é curta.

Amortecedores

Os amortecedores absorvem a energia de um atuador em movimento. O movimento do êmbolo motor fica em repouso através de elementos de borracha e/ou hidraulicamente. A paragem relativamente suave antes da posição final evita o forte impacto, como também o retorno da mola; também protege o atuador e as peças da máquina do desgaste ou dos danos irreparáveis.

Garras

Uma garra é uma unidade pneumática ou elétrica usada para manter, posicionar e mover uma peça. Uma garra realiza a conexão entre a peça e o sistema de manipulação.