Sensors

Learn more about Sensors
Proximity sensor

Proximity sensor

Festo proximity sensors are especially designed and optimised for Festo drives. They detect the magnetic field of permanent magnets built into the piston of the cylinder, thus indirectly indicating the position of the piston rod.

The available range covers freely configurable proximity sensors, modular systems, and solutions for special applications such as explosion protection, acids, food, cooling lubricants, weld field, etc.

Inductive sensors

Inductive sensors

The sensors series SIE... keeps a close eye on all metals, with functions ranging from sensing to distance measurement of metallic objects.

Position sensors

Position sensors

Position transmitters continuously and contactlessly record the movement of the piston in the position measuring range and output that information as a standardised analogue current or voltage signal. They are the ideal solution for all applications requiring object detection and process monitoring, such as thickness measurement, wear, good/reject inspection, etc.

Pressure and vacuum sensors

Pressure and vacuum sensors

Pressure sensors and vacuum switches for monitoring all pressure values: programmable, or as a modular product.

Flow sensors

Flow sensors

By monitoring the flow, simplified diagnostic and condition monitoring processes can be implemented; a change in the flow rate is often an indication that problems are likely to occur. The quality of the final product can also be monitored.

Force sensors

Force sensors

Force sensors for measuring static or dynamic tensile and pressure forces

Opto-electrical sensors

Opto-electrical sensors

With their optical measuring techniques, the sensors in the SOE... series cover a wide variety of tasks, from recognising colours and tiny parts through to laser distance sensing. All perfectly matched with products and services from Festo.

Signal converters

Signal converters

The signal converter SVE4 converts the analogue output signal from a sensor into switching points that can be taught in directly on the signal converter. Ideal anywhere where the accessibility of sensors is restricted.

Electromechanical switches

Electromechanical switches

Electric limit switches are used for signalling in end positions or intermediate positions. Depending on their connection, they can be used as normally open, normally closed or changeover contacts.

Air gap sensors

Air gap sensors

Pneumatic sensors are contactless signal generators. They are especially suitable for end-position sensing and position monitoring where high accuracy is required. Small dimensions allow them to be used in hard-to-access positions, at a wide range of ambient temperatures and in situations with high levels of dirt.

Accessories

Accessories

Extensive range of accessories for every application.

- Mounting kits

- Sensor brackets

- Clips

- Positioning element

Selection Guide

Sensors

Sensor de proximidade

Os sensores de proximidade são usados para feedback binário da posição do pistão dos atuadores pneumáticos. São sensores que detetam o campo magnético do íman do pistão através do campo magnético ou do contacto tipo Reed.
Eles são montados na posição de comutação desejada na ranhura T ou C do cilindro e emitem um sinal de comutação de 24V padrão quando o campo magnético do pistão é detetado.
A faixa de sensores cobre todas as aplicações padrão e dá soluções para setores industriais especiais.
A força do campo magnético do pistão e a geometria da ranhura do sensor não são padronizadas no mercado. Ambas podem ser livremente selecionadas por qualquer fabricante de cilindros.
A Festo desenvolve cilindros e sensores de cilindros e, portanto, pode projetar com segurança e de forma confiável os sensores de cilindros para os próprios atuadores.

Sensores indutivos

O sensor de proximidade indutivo é um sensor que funciona sem contacto, ou seja, não possui contacto direto quando responde à abordagem de um objeto metálico ou galvânico.
Vantagens:
• Sem desgaste mecânico, resultando em uma vida útil mais longa
• Sem tempos de inatividade devido aos contactos sujos ou soldados
• Nenhum ricochete de contacto, logo, sem erros de comutação
• Altas frequências de comutação
• Resistente à vibração
• Alto grau de proteção graças à caixa totalmente encapsulada
• Qualquer posição de montagem

Sensores de posição

Os sensores de posição são essencialmente transmissores de posição universalmente usados.
Para além disso, as soluções complexas ou programáveis estão disponíveis como sensores de posição, e só podem ser usados para os atuadores para os quais foram otimizados.
Os codificadores representam outro setor de produtos. Eles são requeridos, principalmente, para a servopneumática e são usados com determinados controladores de circuito fechado servopneumático.
Os transmissores de posição são usados para o feedback analógico do movimento do pistão em uma determinada faixa de deteção em aplicações como a prensagem, o aparafusamento, a fixação, a deteção de peças boas/más, etc. Conseguem detetar o campo magnético do íman do pistão na ampla faixa e avaliá-lo com a elevada precisão da posição. As informações são fornecidas como um sinal analógico padronizado de 0 a 10V, 4 a 20 mA ou através de IO-Link. Os dispositivos também oferecem opções de programação para pré-avaliar as informações do sinal diretamente no transmissor.
A força do campo magnético do pistão e a geometria da ranhura do sensor não são padronizadas no mercado. Ambas podem ser livremente selecionadas por qualquer fabricante de cilindros.
A Festo desenvolve cilindros e sensores de cilindros, e pode conceber de forma segura e confiável sensores de cilindros para os próprios atuadores.

Sensor de pressão e vácuo

Os sensores de pressão e vácuo medem a pressão na entrada de pressão do sensor.
A célula de medição da pressão integrada no sensor é usada para comparar a sobrepressão ou a pressão baixa aplicada no sensor com a pressão ambiente predominante (célula de medição da pressão relativa) e emiti-la como um sinal elétrico.
Um sensor de pressão ou vácuo geralmente deteta se a pressão baixa está acima ou abaixo do limite especificada e emite esta informação como um sinal elétrico binário. No entanto, a emissão elétrica também é possível como um sinal analógico proporcional à pressão aplicada.

Fluxímetro

Os sensores de fluxo medem o fluxo dos meios líquidos ou gasosos. Eles são usados para monitorizar o volume ou a taxa de fluxo da massa de um meio através do sistema de controlo.
Os transmissores simples, conhecidos como transmissores de fluxo, mapeiam a variável física medida para um sinal elétrico.
A maioria dos sensores de fluxo contribuem com saídas de comutação digitais ou saídas digitais e analógicas.

Sensores óticos

Os sensores opto-elétricos geram luz (transmissor) e avaliam a luz refletida no recetor. Estes sensores detetam os objetos e as características destas, por ex. através da interrupção da luz ou pela mudança na intensidade da luz. Existem vários princípios básicos: sensores difusos, sensores difusos com supressão de fundo, barreiras retrorrefletoras, sensores de cores, sensores de distância, barreiras de luz de forquilha, etc.

Conversor de sinais

O conversor de sinal converte sinais analógicos em sinais de comutação digital. A conexão ao sistema de nível superior é feita pelas saídas de comutação ou, em alternativa, pela interface IO-Link.
As saídas de comutação podem ser configuradas para monitorizar o valor limite, a faixa do sinal ou a alteração do sinal.

Sensores de folga de ar

Um sensor de folga de ar é usado para a monitorização de distância segura e sem contacto dos objetos para a medição definida da geometria do bocal com base no processo de medição pneumático. O processo pneumático permite o uso em condições ambientais adversas. A faixa de deteção do sistema está entre 20 μm e 200 μm.