Drives

Learn more about Drives
Semi-rotary drives

Semi-rotary drives

Pneumatic quarter turn actuators according to the rack and pinion or Scotch yoke principle, in aluminium or stainless steel, for automating butterfly valves and ball valves.

Linear actuators

Linear actuators

Pneumatic linear actuators for opening/closing and control applications with integrated positioner. Suitable for linear process valves such as knife gate valves, penstock valves and pinch valves.

Selection Guide

Actuators in process automation

Atuador linear

Os atuadores lineares Festo são atuadores de pistão pneumático de ação dupla. O design robusto e resistente à corrosão dos atuadores é perfeito para o uso em aplicações de automatização de processo em ambientes difíceis e explosivos.
Os atuadores com diferentes diâmetros, comprimentos de curso e interfaces de montagem padronizadas estão disponíveis para serem instalados em diferentes situações. Os atuadores lineares são adequados para a abertura/fecho e aplicações de controlo. As versões especiais do produto com codificador de deslocamento integrado ou posicionador completamente integrado estão disponíveis para aplicações de controlo. As aplicações para os atuadores lineares podem ser vistas em vários setores da automatização de processos, como os movimentos lineares das válvulas de processo (válvulas guilhotina, válvulas de fecho, calhas de dosagem, válvulas de manga flexível) ou os movimentos basculantes para o controlo do amortecimento (abas de ventilação, ajustamento das lâminas das turbinas, etc.).

Atuador semi-rotativo

Um atuador de um quarto de volta é um atuador que transfere um torque inferior a uma volta completa (normalmente, um movimento basculante de 90º) para uma válvula de processo. Os atuadores de um quarto de volta da Festo são especialmente adaptados aos requisitos da indústria de processos em relação à força, à resistência à corrosão e às interfaces padronizadas. Eles estão de acordo com a norma ISO 5211, que define a interface entre o atuador de um quarto de volta e a válvula de processo, e NAMUR VDI/VDE 3845 para a montagem direta das caixas de fim de curso, posicionadores e válvulas piloto. O design robusto e resistente à corrosão dos atuadores é perfeito para o uso em aplicações de automatização de processo em ambientes difíceis e explosivos.
Os atuadores de um quarto de volta são adequados para abertura/fecho e aplicações de controlo para a automatização de válvulas de borboleta, válvulas de esfera e amortecedores de ar. Eles também são adequados para aplicações de água/águas residuais, bebidas, farmacêutica e outras aplicações de automatização de processos gerais.