Terminal de movimento Festo - eficiência energética

Eficiência energética por excelência

Tecnologia para um futuro econômico e sustentável 

O Festo Motion Terminal utiliza uma abordagem de conceito integral para uma operação com eficiência energética. Para o controle das fases principais das válvulas, foi desenvolvido uma tecnologia baseada em válvulas piezo elétricas, que possuem um baixo consumo de energia. Com elas, é possível um controle proporcional com custo mínimo de energia. Com isto, em comparação com as válvulas de acionamento elétrico convencionais, amplamente difundidas no mercado, o consumo de energia para o controle pode ser reduzido em até 90%.

Aplicativos para a operação com eficiência energética

“ECO Drive”“ ou “Regulador de pressão (ECO)”: a Festo desenvolveu aplicativos que possibilitam um consumo de energia significativamente reduzido, tudo isso para uma operação com extrema eficiência energética. Isto é complementado com os aplicativos de diagnóstico, p.ex., para a detecção de vazamentos.

Diagrama quanto à eficiência energética

ECO drive – modo econômico

Consumo de energia dependente de carga

Com o aplicativo “ECO Drive”, o consumo de energia da pneumática agora pode, pela primeira vez, ser reduzido automaticamente para a energia realmente necessária para o movimento. Com isto, o consumo de ar em tarefas puramente de movimento, nas quais não é necessária nenhuma força adicional na posição final, pode ser reduzido para o mínimo necessário. Veja aqui no exemplo de um dispositivo de segurança em funcionamento.

Operação padrão

Uma válvula padrão alimenta a rede de ar comprimido com 6 bar. No fim do movimento, é desenvolvida a pressão total de alimentação de 6 bar na câmara de avanço do atuador, independente da carga movimentada – o que pode ser visto na animação na área inferior.

ECO Drive com o Festo Motion Terminal: para economias de energia de até 70 %

A rede de ar comprimido alimenta o Festo Motion Terminal com 6 bar. Dependendo da fase de movimento e da carga, a pressão efetiva nas vias de trabalho é reduzida até o nível de pressão necessário para executar o movimento. Isto pode ser visto na animação na área superior.

  1. Durante o avanço do atuador: a pressão nas vias de trabalho são ajustadas de acordo com a carga a ser movimentada.
  2. No fim do movimento: a alimentação de ar comprimido é desligada. Dependendo da carga, o acionamento é operado com a pressão mínima necessária, p.ex., 4 bar. A pressão não é aumentada, como na operação padrão, para o nível da pressão de entrada do terminal (6 bar).
  3. Durante o retorno do atuador, sem carga: Aqui o sistema se auto ajusta a um nível de pressão ainda mais baixo – o consumo se readapta à carga de forma independente.

 

Aplicativos para o diagnóstico

 

Funções de diagnóstico para a prevenção de custos

Com a detecção precoce de vazamentos, você eleva a sua segurança de processo e a rentabilidade e, ao mesmo tempo, reduz perdas desnecessárias de energia. Deste modo, o Condition Monitoring ativo o apoia diretamente na redução de custos de Life Cycle dos seus equipamentos. Isto permite um Return on Invest (ROI) mais rápido e uma competitividade melhorada.

Nível de pressão selecionável

Nível de pressão selecionável

Por meio da possibilidade de especificar o nível de pressão digitalmente, é possível, no futuro, adaptar a pressão de operação individualmente e de forma descomplicada para cada movimento do atuador, tudo isso através do aplicativo de movimento “Regulador de pressão (ECO)”. Verifique se é efetivamente necessário utilizar a pressão máxima na execução das suas tarefas de automação!

  • Em aplicações de prenssagem, você pode, por exemplo, ajustar a pressão de retorno do atuador para o mínimo necessário para executar o movimento.
  • No movimento vertical descendente, o Festo Motion Terminal utiliza a força de gravidade para auxiliar na execução do movimento, isso economiza energia na medida que reduz a pressão de retorno do atuador.
  • Em funções com carga variável ou diferentes forças na posição final, cada movimento pode ser energeticamente otimizado e o nível de pressão pode ser determinado dependendo da carga.