Atuadores pneumáticos

Os atuadores pneumáticos são componentes que executam um movimento ao utilizar ar comprimido como meio e, por isso, são também denominados de atuadores de ar comprimido. Os atuadores pneumáticos são uma solução particularmente rentável para várias aplicações, mesmo nas condições ambientais mais adversas, e caracterizam-se por um arranque especialmente simplificado. As velocidades que podem alcançar variam entre 10 mm/s e 3 m/s. Os atuadores pneumáticos são robustos e flexíveis graças à compressibilidade do ar, o que os torna resistentes às grandes forças externas.

Tipos de atuadores pneumáticos

Existem dois tipos de atuadores pneumáticos, os atuadores de cilindro de simples ação e atuadores de cilindro de dupla ação.

O atuador de cilindro de simples ação opera movendo-se em uma única direção. Esse tipo de cilindro utiliza ar comprimido para deslocar o pistão em uma direção, enquanto um mecanismo de mola ou a gravidade é responsável por retornar o pistão à sua posição inicial quando a pressão do ar é liberada.

Por outro lado, os atuadores de cilindro de dupla ação são projetados para gerar movimento em ambas as direções. Nesse caso, o ar comprimido é empregado tanto para estender quanto para retrair o pistão, proporcionando um controle bidirecional do movimento. Esse design permite maior versatilidade na automação, pois o atuador pode ser usado para realizar tarefas em ambas as direções de movimento.

Utilização de atuadores pneumáticos

Os atuadores pneumáticos são utilizados em inúmeras aplicações na tecnologia de automação e de automação industrial. As aplicações comuns dos atuadores pneumáticos incluem: aperto, elevação, descida, impulso, arraste, guiamento, rotação, agarre, fixação e sustentação, união, retenção, vedação, gravação e várias outras.

Atuadores pneumáticos da Festo

Na Festo, a gama de atuadores de cilindros pneumáticos inclui cilindros de haste e cilindros sem haste (atuador linear), atuadores rotativos, cilindros tandem, cilindros de múltiplas posições e cilindros de passo, bem como cilindros de fixação e tensores, atuadores com barra deslizante e cilindros de diafragma e de fole. Entre eles, oferecemos muitos cilindros normalizados com dimensões e interfaces de montagem padrão. Os cilindros que cumprem com as normas específicas têm dimensões iguais. Existem normas para cilindros de haste em design redondo (ISO 6432), em design compacto (ISO 21287) e para tie rod cylinders (ISO 15552).

Cilindros com haste

Os cilindros de haste da Festo são atuadores pneumáticos para a execução de movimentos lineares. A energia aplicada no pistão é transferida para as peças que se devem mover através da utilização de uma haste. Os cilindros de haste estão disponíveis como cilindros redondos, cilindros de perfil, cilindros compactos, cilindros de curso curto, cilindros planos, cilindros micro, cilindros roscados e cilindros de aço inoxidável.

Atuadores com haste

Cilindros sem haste

Os cilindros sem haste são atuadores pneumáticos que, como indicado, não possuem haste. Contudo, mesmo sem haste, executam um movimento linear e, por isso, também se denominam atuadores lineares. Os cilindros sem haste são utilizados principalmente em aplicações com cursos mais longos, por exemplo, como atuador básico num pórtico multieixos ou para tarefas de alimentação.

Cilindros sem haste

Atuadores rotativos

Os atuadores rotativos ou atuadores rotativos pneumáticos da Festo permitem executar movimentos rotativos até um ângulo de rotação de 270°. Seja com um atuador com palhetas ou de cremalheira e pinhão: caracteriza-se por uma máxima precisão, como o grande desempenho e a variedade dos atuadores. Por isso, os nossos atuadores pneumáticos são utilizados em inúmeros setores da automação industrial.

Atuadores giratórios

Cilindros tandem, cilindros de elevada força e cilindros de múltiplas posições

Os cilindros tandem consistem em dois cilindros com tambor perfilado idênticos conectados em série para duplicar a força de avanço em ambas as direções de movimento. Um cilindro de elevada força possui uma forma de cilindro definida por uma conexão em série de atuadores compactos pneumáticos. Os atuadores pneumáticos de múltiplas posições estão disponíveis na versão com dois cilindros separados e na versão com dois a cinco cilindros conectados em série.

Cilindros tandem